Essência


Maria Avelina Fuhro Gastal

A forma nunca mudou, não mereceu nenhum design. Talvez seja o caso mais bem sucedido da máxima “o que importa é a essência, não a aparência”.

Essa essência morreu aos poucos, até que, hoje, não passe de um túmulo carregado de segredos, amores, confissões, esperanças. Sentimentos e expectativas foram substituídos por panfletos de desentupidoras, desintetizadoras, planos funerários e escassos boletos, já que a maioria migrou para a modalidade “on line”.

Muitos não farão ideia do que falo. Talvez jamais tenham visto uma carta. Não têm noção da expectativa ao abrir aquele quadradinho com uma fenda por onde entrava presença de quem estava distante, declaração de afeto, pista de traição.

Rio de Janeiro, Buenos Aires, Paris, Nova York, Londres ou qualquer lugar fotografado e impresso como lembrança nos trazia notícias de férias, viagens e aventuras. Para além da imagem, buscávamos a caligrafia, a emoção de quem estava distante, mas lembrou de nós.

Nesta época do ano, votos de Feliz Natal vinham em cartões que ofereciam a trilha sonora para a sua leitura. Bastava abri-los para White Christmas embalar nossas saudades e emoção.

Na simplificação pelo emoji, pela mensagem instantânea pasteurizamos sentimentos, negamos o significado dos encontros.

Se um simples “Parabéns”, “Feliz Natal e Próspero Ano Novo” dizem tudo que você quer dizer para alguém, faça uma postagem genérica que possa ser lida por qualquer um ao longo do ano. Não trate como todos aqueles que lhe são únicos.

Nas caixas de correspondência, foram escritas histórias, resgatadas memórias, selados rompimentos. Elas não voltarão a significar mistérios nem expectativas, mas podemos lembrar da essência delas e transpô-la para nossas formas atuais de comunicação.

Palavras são vínculos, não as transformemos em mercadorias supérfluas que podem ser descartadas.

Escolham a palavra que mais fizer sentido a você e a considere minha manifestação de carinho e agradecimento por esse ano que passamos juntos por aqui. Se não a encontrar, desculpe-me, acrescente-a à lista e ela será nosso vínculo para 2022.

Acalanto
Aconchego
Afeto
Altruísmo
Amizade
Amor
Amparo
Brandura
Carinho
Compaixão
Companheirismo
Compreensão
Comunhão
Continência
Cumplicidade
Desafios
Desapego
Descobertas
Dignidade
Empatia
Encontro
Equilíbrio
Esperança

Força
Fraternidade
Garra
Gratidão
Harmonia
Humildade
Igualdade
Justiça
Leveza
Liberdade
Paciência
Parceria
Paz
Perdão
Pureza
Realizações
Reciprocidade
Recomeço
Reconhecimento
Respeito
Sabedoria
Saudades
Saúde
Sinceridade
Solidariedade
Superação
Tenacidade
Ternura
União
Vitória

Deixe um recado para a autora

voltar

Maria Avelina Fuhro Gastal

E-mail: avelinagastal@hotmail.com

Clique aqui para seguir esta escritora


Pageviews desde agosto de 2020: 288861

Site desenvolvido pela Editora Metamorfose