Quero votar para presidente


Maria Avelina Fuhro Gastal

Não sou eu quem diz, são eles. E não é de agora, já tem séculos essa história. Americanos, somos todos. Eles, do Norte, nós, do Sul e tantos outros da América Central.

A fusão da mania de grandeza deles com a nossa síndrome de vira-latas não nos permitiu, até hoje, percebermos que, se a eleição é para os americanos, temos o direito de escolher nosso destino.

Se os norte-americanos se sentiram autorizados a dar suporte à ditadura militar, nada mais justo do que escolhermos quem pode, realmente, “Make the America Great”, toda ela, não só parte.

Além do mais, nossa moeda só tem realeza no nome, mas a que define os preços que pagamos é o dólar. Pagamos o preço sem usufruir do poder de compra.

Em um mundo conectado, vivemos de “download”, “reset”, “files”, “mailbox”, enfrentamos “burnout”, “bullying”, conquistamos “booster” para avançar nos jogos. Esperamos a “Sale” para consumir mais, festejamos Halloween sem as “trick or treat”, somos mais de festa já que o convívio com a vizinhança é dificultado pelas grades e pelas portarias virtuais, ficamos faceiros em fazer papel de bobos na “Black Friday”. O idioma já nem nos diferencia, embora ainda chamemos “billboard” de “outdoor”. Estaremos superando. Aprendemos rápido, principalmente o que vem do Norte.

Estátua da Liberdade? Damos de lavada. Se lá tem uma, aqui elas “abundam”.

Garantimos alguns compromissos ao reivindicar nosso direito.

Nos empenharemos em estar:

- estimulando o uso indiscriminado do gerundês;

- incrementando políticas que estarão aumentando a desigualdade social e, assim, estaremos garantindo uma classe social que estará visitando a América do Norte e outra que estará efetuando a “clean up” de suas “houses”;

- proibindo o uso do termo “gringos”;

- propagando a ideia de que a situação de Cuba é culpa do sistema e não do bloqueio econômico.

Poderemos estar ampliando os tópicos acima caso eles não sejam suficientes para que estejamos aptos a estar exercendo nosso direito ao voto.



Deixe um recado para a autora

voltar

Maria Avelina Fuhro Gastal

E-mail: avelinagastal@hotmail.com

Clique aqui para seguir esta escritora


Pageviews desde agosto de 2020: 280052

Site desenvolvido pela Editora Metamorfose