Um pijama, só isso.


Maria Avelina Fuhro Gastal

Ainda em maio, quando os termômetros começaram a baixar, decidi comprar um pijama. Sem coragem de ir a lojas, recorri à Internet.

Minha primeira pesquisa não trazia muitas especificações: pijama feminino inverno. Passei a receber nas redes sociais diversas fotos de casais em pijamas “Ele e Ela”. Não sei em qual mundo aqueles eram pijamas de inverno, decotados, com rendas, curtos, costas expostas. Nem o fogo da paixão me aqueceria com aqueles pijamas.

Pesquisa refinada: pijama feminino, malha de algodão, sem renda. Enxurrada de fotos de mulheres com filhos pequenos, pijamas com estampas ou mensagens infantis.

Novo filtro: pijama feminino, malha de algodão, sem renda ou estampa. Diversos pijamas sem graça. Disponibilidade de tamanho do GG ao XXG.

Na lógica do algoritmo, procura pijama, quer seduzir. Sem renda, virou mãe, expulsa o homem das fotos, enche de crianças. Nada de renda ou estampa, velha, acima do peso, qualquer pano serve. E mais, só pessoas de pele branca usam pijamas, sejam elas sedutoras, mães, velhas, gordinhas ou obesas.

Desde lá, chovem pijamas no Facebook e Instagram. E, apesar de ter especificado malha de algodão, o material dos apresentados é sempre polyester. Decidi não informar que sou alérgica, vai que resolvam me indicar toneladas de cremes, pomadas, loções, sabonetes, curandeiros.

Notei que o Facebook há cerca de um mês parou de me perguntar o que estou pensando, presume saber. Passou a me perguntar se conheço o Facebook namoro. Frente ao meu silêncio, deu para sugerir fotos e textos para a criação do meu perfil.

Essa semana, fiquei tocada com a preocupação do Mark Zuckerberg comigo. Não comprei pijamas, não criei perfil de namoro, ele, gentilmente, perguntou se estou precisando de cuidadores e indicou vários serviços, todos em Porto Alegre. Muita consideração. Imaginem o stress da vida dele que parte de uma pesquisa por pijama para chegar à necessidade de cuidadores. Talvez ele esteja precisando de treinamento em mindfulness, antes que me indique serviços funerários.

Sossega Mark, às vezes um pijama é só um pijama.

Deixe um recado para a autora

voltar

Maria Avelina Fuhro Gastal

E-mail: avelinagastal@hotmail.com

Clique aqui para seguir esta escritora


Pageviews desde agosto de 2020: 247601

Site desenvolvido pela Editora Metamorfose