Caia em si


Maria Avelina Fuhro Gastal

Recebido o autógrafo, comecei a folhear o livro. Sou daquelas que já bisbilhota as páginas enquanto aguarda na fila.

Aquele livro em especial mexia com a minha curiosidade, do início ao fim, só aforismos. Juremir Machado diz que toda crônica boa pode ser reduzida a uma só frase. Isso é o aforismo.

Se escrever uma boa crônica já é um desafio, colocar em uma frase toda ideia e brotar dela um efeito no leitor é tarefa para poucos.

Na página 09, primeiro aforismo, já sorri e aplaudi a grande sacada do escritor; na página 10 guardei o sorriso e não consegui ir adiante, não naquele momento. Anos de análise resumidos em uma frase que provocou em mim mais insights do que em qualquer sessão de terapia, a um custo infinitamente menor.

“Caiu em si. Ergueu-se outro.” (Rubem Penz).*

A cada queda buscamos a pedra, a falha ou irregularidade que nos fez tropeçar, as flores ou folhas que nos fizeram escorregar, jamais pensamos na nossa forma de pisar, na nossa atenção ao trajeto, na nossa incapacidade de manter ou recuperar o equilíbrio. Levantamos iguais para continuar tropeçando, escorregando, desatentos e com pouco equilíbrio e, em algum momento, caímos de novo.

Sem cair em si mesmo, as quedas transformam-se em ressentimentos. Deixamos de ouvir, de tentar compreender, de admitir o que em nós contribuiu para o tropeço, para a escorregada que fez com que o equilíbrio faltasse. Acusamos. Alimentamos mágoas. Ferimos e somos feridos. Insistimos em lembrar de algo que teve seu momento no passado, garantindo em manter no caminho a pedra que não nos permite erguemo-nos outro.

Somos falíveis. Erramos, nos atrapalhamos. Não podemos ser condenados por um tempo sem fim. Recolhemos a pedra do caminho para atirá-la contra o outro. Insistimos em reviver e machucar. Continuamos os mesmos.

Um aforismo. Uma queda. Muitas possibilidades em si.


*Aforistas graças a Deus. Rubem Penz. 2023. Selo Balcão. Santa Sede Editorial.




Deixe um recado para a autora

voltar

Maria Avelina Fuhro Gastal

E-mail: avelinagastal@hotmail.com

Clique aqui para seguir esta escritora


Pageviews desde agosto de 2020: 254345

Site desenvolvido pela Editora Metamorfose